sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SEM/SEDUC - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARTICIPA DE OFICINAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA 12ª EDIÇÃO DO JOVEM AMBIENTALISTA BRASILEIRO NO CERRADO (JABC)

A Secretaria de Estado da Educação por meio da Superintendência de Ensino Médio / Núcleo de Educação Ambiental – NEA, parceira da Sociedade Ambientalista Brasileira no Cerrado – SABC está organizando a 12ª edição do JOVEM AMBIENTALISTA BRASILEIRO NO CERRADO (JABC) que acontecerá entre os dias 28 a 30 de setembro em Goiânia. A programação conta com oficinas de Educação Ambiental, sendo que a oficina de plantio de espécies do Cerrado ocorrerá no Hospital de Medicina Alternativa (HMA) e as demais serão realizadas em unidades escolares.
O objetivo do evento é possibilitar a reflexão sobre a realidade socioambiental do Bioma Cerrado focando conhecimentos, práticas e experiências com os estudantes envolvidos. Este evento integra o 17º Simpósio Ambientalista Brasileiro no Cerrado.

Muquém 2011

De 5 a 15 de agosto, o Núcleo de Educação Ambiental – NEA promoveu ações junto à comunidade local e romeiros do Muquém, trabalhando com palestras sobre resíduos sólidos e seu reaproveitamento, e também oficinas de reciclagem na tenda do IBAMA durante a Romaria.
As atividades foram realizadas pelas técnicas pedagógicas e biólogas: Ângela Marinho Fleury Curado e Viviane da Guia Penha, juntamente com professoras do ensino médio do Colégio Estadual Joaquim Maria de Godoi - Extensão Muquém, Luana Aparecida Dias, Luciana Cândida Azevedo e Maria Bonfim Viana Rodrigues.
O propósito desta ação foi o de discutir, sociabilizar, orientar e difundir valores e técnicas ambientais que prezem a sustentabilidade dentro da comunidade escolar, na região e entre os romeiros. Promovendo uma reflexão e diálogo quanto à responsabilidade de preservação dos recursos naturais locais.

Quadro de Trabalho:

- Palestra e Oficinas de Sensibilização para a Sustentabilidade.
- Abordagem da temática ambiental: Fauna e Flora;
- Dinâmicas:
• Qual é o nosso espaço;
• Estudo de caso;
• Percepção;
• Pegada ecológica;

Licenciatura Intercultural Indígena

A Universidade Federal de Goiás - UFG, em parceria com a Fundação Nacional do Índio - FUNAI e Secretarias do Estado de Educação - SEDUCs, promoveu no mês de julho de 2011 mais uma etapa da Formação em Licenciatura Intercultural Indígena.
O Núcleo de Educação Ambiental - NEA participou do evento realizando monitorias aos professores da licenciatura, especificamente, da diretriz do curso denominada Ciências da Cultura. O propósito desta parceria foi de fortalecer uma interlocução entre as discussões que ocorrem no campo acadêmico e a SEDUC-NEA com relação à educação indígena e a educação ambiental na perspectiva transdisciplinar.



Caminhada Ecológica

Foi realizada nos dias 19 a 23 de julho a 20ª edição da Caminhada Ecológica. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Educação Ambiental, promoveu, em parceria com a Organização Jaime Câmara, o Concurso “O Futuro da Terra”, destinado a estudantes da educação básica das redes públicas municipais e estaduais das cidades que integram o roteiro da Caminhada Ecológica 2011.
O concurso premiou desenhos e textos em três subcategorias de duas modalidades, sendo Subcategoria A (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), Subcategoria B (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e Subcategoria C (1ª à 3ª série do Ensino Médio), nas modalidades Produção Escrita e Cartaz.
O objetivo do concurso foi envolver crianças e jovens nas atividades da 20ª Caminhada Ecológica e, assim, despertá-las para a responsabilidade ambiental a partir de tarefas cotidianas, além de estimular o exercício da produção escrita e artística dos estudantes.
Os primeiros colocados nas subcategorias A, B e C de cada modalidade receberam, respectivamente, bicicletas, máquinas fotográficas digitais e aparelhos de MP4.
Conheça os vencedores:
Modalidade: Cartaz
Subcategoria A:
1º lugar: Ricardo Mota R. Velasco, da E.M. Santa Bárbara, em Goiás
2º lugar: Luis Henrique C.M. Bosco, da E.M. Cantinho do Saber, em Inhumas
3º lugar: Rawllys Jhonys Pereira, da E.M. Joaquim Teodoro Pires, em Araguapaz
Subcategoria B:
1º lugar: Vinícius da Silva Santos, da E.M. Holanda, em Goiás
2º lugar: Lucas Souza Soares,, da E.M. Elígeo Silvestri, em Itaberaí
3º lugar: Ingrid Pereira Lima Silva, da E.M. Agropecuária S. J. Abrão Sobrinho, em Inhumas
Subcategoria C:
1º lugar: Fernando Ferreira da Costa, do C.E. Cândido Penso, em Aruanã
2º lugar: Guilherme Moreira da Silva, do C.E. Honestino Monteiro, em Itaberaí
3º lugar: Michele Aparecida de Bastos Souza, do C.E. Lindolfo Mendes da Cunha, em Faina
Modalidade: Produção Escrita
Subcategoria A:
1º lugar: Bruno Henrique de Deus Silva, da E.M. Padre Silvestri, e Itaberaí
2º lugar: Renata Souza Fernandes, da E.M. Doutor Pedro Ludovico, em Aruanã
3º lugar: Estéphani Moura dos Santos, do C.E. Albion de Castro Curado, em Goiás
Subcategoria B:
1º lugar: Daniela Duarte Ribeiro, do C.E. João Augusto Perillo, em Goiás
2º lugar: Eduarda C. de Matos Evangelista, da E.E. Dario de Paiva Sampaio, em Faina
3º lugar: Leandro Matias Dantas, da E.M. Padre Elígeo Silvestri, em Itaberaí
Subcategoria C:
1º lugar: Heitor Amaral Pereira, do C.E. de Itauçu, em Itauçu
2º lugar: Daniella Cássia Medeiros, do C.E. Moisés Santana, em Caturaí
3º lugar: Jordany de Jesus Leopoldina, do C.E. Lindolfo Mendes da Cunha, em Faina

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

NEA no SBPC - Julho de 2011.


A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos nem cor político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.