quarta-feira, 23 de março de 2011


A FLOR DE LÓTUS E OS SERES HUMANOS

A flor de lótus é uma linda planta, muito cultivada e venerada no oriente. Esta flor nasce em regiões lamacentas e encharcadas de água. A semente de lótus parece um caroço e possui uma pele muito dura lhe cobrindo.
Como uma semente desprovida de beleza e nascida em uma região pouco amistosa pode se transformar em uma esplendorosa flor? Isto é possível porque dentro de sua semente esta contida toda a sua fragrância, beleza e características de amorosidade. Quando esta semente brota e começa a germinar, todos estes dons escondidos são desabrochados. A planta só se abre quando atingir a superfície, onde só então, mostra suas luminosas e imaculadas pétalas, que são autolimpantes, ou seja, possuem a propriedade de repelir microorganismos e poeiras.
Assim somos nós, seres humanos. Da mesma forma que a semente de lótus também possuímos dons que estão ocultos, ou seja, que ainda não foram manifestados. Como a semente de lótus, também vivemos muitas vezes, em regiões pantanosas e lamacentas, representadas pelas nossas dificuldades, medos, tristezas, perdas, decepções.
Mas, como uma semente de lótus, também podemos desabrochar. Podemos vencer com maestria a região conturbada e nos transformamos na mais esplendorosa flor. Como a flor de lótus, possuímos muitos dons e habilidades. Nossa habilidade de tocar música ou pintar, ser bom em matemática ou química, dançar, escrever, nossa sensibilidade para se colocar no lugar do outro, nossa capacidade de ajudar, de amar, de transpor obstáculos, nossa vontade de ser feliz.
No oriente, a flor de lótus não é apenas uma planta, é um símbolo sagrado. Ela é o símbolo da espiritualidade e frequentemente associada a Buda, por representar a pureza e magnitude.
O povo oriental faz a seguinte analogia da flor de lótus com os seres humanos: "tal como a flor do lótus cresce da escuridão do lodo para a superfície da água, abrindo suas flores somente após ter-se erguido além da superfície, ficando imaculada de ambos, terra e água, que a nutriram - do mesmo modo a mente, nascida no corpo humano, expande suas verdadeiras qualidades (pétalas) após ter-se erguido dos fluidos turvos da paixão e da ignorância, e transforma o poder tenebroso da profundidade no puro néctar radiante da consciência iluminada, a incomparável jóia na flor de lótus. Apesar de suas raízes estarem na profundidade sombria deste mundo, sua cabeça está erguida na totalidade da luz. Ele é a síntese viva do mais profundo e do mais elevado, da escuridão e da luz, do material e do imaterial, das limitações da individualidade e da universalidade ilimitada, do formado e do sem forma, do vazio e do todo. Se o impulso para a luz não estivesse adormecido na semente profundamente escondida na escuridão da terra, o lótus não poderia se voltar em direção à luz. Se o impulso para uma maior consciência e conhecimento não estivesse adormecido mesmo no estado da mais profunda ignorância, nem mesmo num estado de completa inconsciência um iluminado nunca poderia se erguer da escuridão."
A semente da iluminação, do amor, da paz, da alegria, do esplendor está presente no mundo e em cada um de nós, já estão plantados, basta talvez, apenas germinar e florescer. Basta apenas querer.
Sandra Matarazo 13/03/11