INFORMATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Este tópico visa garantir maior visibilidade e repercussão das ações educativas (sensibilização, informações, seminários, formações, eventos...) promovidos e realizados pela SEDUC/NEA e/ou parceiros.
“Participar: participar quer dizer compartilhar opiniões, informações e poder para sermos mais livres e atuantes, enfim...mais felizes. Participar é importante para termos a chance de, juntos, transformar a realidade se estivermos descontentes com algo, podemos propor soluções. Se estivermos satisfeitos com alguma coisa, podemos divulgar e contribuir para que outras pessoas aprendam com nossas experiências.” - Livro da COM-VIDA
Informativo Agrinho


        Está acontecendo em Goiânia, de março a junho, a capacitação para professores (as) das redes municipal e estadual de ensino sobre o Programa Agrinho (a Secretaria de Estado da Educação é uma das parceiras). Este programa tem como objetivo levar informações sobre questão ambiental, segurança, ética e cidadania entre tantas outras, principalmente aos estudantes do Ensino Fundamental; adotando a proposta metodológica da Pedagogia da Pesquisa. Algumas professoras do Núcleo de Educação Ambiental (Ângela Ciccone, Keli Cristine, Viviane Penha e Walda Lúcia) estiveram presentes nesta capacitação nos dias 26 e 27 de abril. Para saber mais e ter acesso ao material pedagógico, entre no sítio: www.senargo.org.br ou envie e-mail para: agrinho@senargo.org.br.


COMUNIDADES ASSENTADAS DE CAVALCANTE

      A equipe do NEA, entre os dias 01 e 03 de maio, visitou as comunidades da região de São José e do Órfão pertencentes ao município de Cavalcante- GO. As duas comunidades de assentamento visitadas receberam a equipe com o propósito de estabelecer diálogos acerca de Educação Ambiental e partilhar vivências que contemplassem a reflexão sobre a vida e a consciência rural. Com o auxílio do Batalhão Ambiental, realizou-se durante o percurso o reconhecimento da diversidade do Cerrado na região.
      O NEA agradece a hospitalidade e a aprendizagem oferecidas pelas comunidades. 


PRAEC
O Projeto de Atividades Educacionais Complementares – PRAEC – surgiu com o objetivo de fortalecer o trabalho coletivo, de estreitar os laços entre comunidade e escola e contribuir para a permanência do aluno na unidade educacional, através de atividades inovadoras e prazerosas que contemplem questões da realidade local na qual está inserido, sensibilizando e conscientizando os alunos sobre os problemas socioambientais, formando multiplicadores do conhecimento dentro e fora do espaço escolar, promovendo a educação com qualidade e para que se adquira nova postura, mudanças de valores e atitudes à prática cotidiana.

PRAEC 2010– Subsecretarias:
Anápolis 17 ; Aparecida de Goiânia 48; Catalão 11; Ceres 04, Formosa 03, Goianésia 07, Goiânia 36, Goiás 02, Goiatuba 02, Inhumas 08, Iporá 10, Itaberaí 07, Itapaci 05, Itapuranga 03, Itumbiara 15, Jataí 07, Jussara 09, Luziânia 09, Mineiros 01, Morrinhos 11, Palmeiras de Goiás 03, Piracanjuba 02, Piranhas 02, Pires do Rio 01, Planaltina 17, Porangatu 04, Posse 07, Quirinópolis 03, Rio Verde 05, Rubiataba 02, São Luis Montes Belos 10, São Miguel do Araguaia 01, Trindade 13, Uruaçu 09.



Grupo de Estudo Ambiente e Sustentabilidade

Criado em 2009, pela SEDUC, para agrupar pessoas interessadas em educação ambiental, sob a responsabilidade do NEA, com os seguintes objetivos:
• Conhecer como a educação ambiental tem sido trabalhada nas escolas da Rede Estadual de Ensino;
• Debater os paradigmas ambientais da atualidade;
• Desenvolver uma maior sensibilização e consciência ambiental;
• Produzir materiais diversos para ampliar os processos de educação ambiental;
• Propor possíveis caminhos para construção de um mundo solidário, cooperativo e sustentável.
O NEA apresenta como sugestão, a organização das atividades curriculares voltadas para a temática ambiental em três eixos: Conhecendo a realidade local, comunicação (educomunicação) e ação político-pedagógica (políticas públicas). Optamos por dividir em eixos para auxiliar o trabalho na escola. Esses eixos, na rede estadual de ensino de Goiás, são pilares para a práxis da EA. Compreende-se a EA como uma abordagem da educação.
Entendemos que a educação deve superar a fragmentação do conhecimento e da prática. Nesse sentido, os eixos apresentados formam o conjunto geral que sustenta a educação. A educação como espaço de diálogo, como formação e como ação política para a construção da cidadania.
Desse modo, há que se trabalhar com valores e comportamentos como solidariedade, cooperação, respeito mútuo, assim como estimular uma visão global e crítica das questões ambientais, além de procurar estabelecer um enfoque interdisciplinar.


Parcerias da SEE
De 14 a 19 de junho de 2010 acontecerá a Caminhada Andarilhos da Natureza, que percorrerão o trajeto de Goiânia a Minaçu, para incentivar a preservação da natureza.
Nos municípios serão realizadas ações tais como: caminhada com a população pelas ruas da cidade, palestras sobre Educação Ambiental nas escolas, plantio de mudas de árvores nativas do cerrado e premiação do Concurso Literário.


7º Concurso Cultural - Ler e Escrever é Preciso - promovido pelo Instituto Ecofuturo.
Inscrições de 01/03/11 a 30/06/11. Acesse o link e participe!
http://www.ecofuturo.org.br/concursocultural

 SIMPÓSIO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TRANSDISCIPLINARIDADE – II SEAT


Convidamos você professor/a para participar do II SIMPÓSIO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TRANSDISPLINARIDADE – II SEAT que ocorrerá entre os dias 18 a 20 de maio de 2011, no Campus II da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia-Goiás. O evento tem o propósito de constituir referências teóricas e atitudes de natureza afetiva e prática para atender aos desafios ambientais globais. E também, propiciar bases necessárias às mudanças de mentalidade e atuação de cada um de nós educadores/as para assumirmos nosso compromisso com a tarefa de ensinar-aprender.
Esse Simpósio está sendo organizado pelo NUPEAT – Núcleo de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental e Transdisciplinaridade em parceria com a UNIPAZ-GO, UNIVERSO e FACOMB/UFG.
As inscrições, limitadas em 250, já estão abertas e podem ser realizadas através do site do evento http://www.iesa.ufg.br/nupeat/ou na página do NUPEAT http://www.iesa.ufg.br/. As inscrições serão efetuadas mediante depósito em conta bancária e preenchimento da ficha de inscrição junto ao site do evento.

Grupo de Estudos Ambiente e Sustentabilidade-
Criado em 2009, pela SEDUC para agrupar pessoas interessadas em Educação Ambiental, o grupo vem discutindo o documento do Ministério da Educação que visa estabelecer as diretrizes curriculares em EA. A proposta do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) é de analisar e fundamentar-se para a constituição das diretrizes de EA para o Estado de Goiás. Os interessados poderão acessar o documento através do link.

Participe!


LANÇAMENTO DO LIVRO "Savanas" de Marcelo Bizerril


A motivação do livro foi contar uma história divertida cujos personagens principais fossem bichos do cerrado. Surgiu então uma aventura de dois macacos (um macaco-prego nos cerrados do Brasil – Chico - e outro macaco-das-savanas na África – Rama) que por motivos ocultos e sobrenaturais trocam de lugar e... o resto da história você terá que ler.

A editora Saraiva incluiu o livro na Coleção Jabuti e fez uma boa ficha do leitor que possibilita que a história seja explorada por educadores de diversas áreas. Espero que gostem!

O lançamento será na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, nessa quinta-feira, dia 08/09, às 19:30h. (http://www.livrariacultura.com.br/scripts/eventos/resenha/resenha.asp?nevento=24075).