SUPORTE DIDÁTICO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Educação Ambiental, no âmbito escolar ou fora dele compõe um conjunto de ações que visam a melhoria da qualidade de vida. Dessa forma, o Núcleo de Educação Ambiental, em busca de uma sociedade ambientalmente sustentável propõe nesse tópico algumas atividades orientadas para se trabalhar com a comunidade escolar e/ou local. Esses conteúdos operam como recurso de pesquisa ao ensino-aprendizagem em E.A. para profissionais da educação que estejam em contínua busca por renovação em seus conhecimentos no intuito de aprimorar suas práticas. São sugestões que podem ser adaptadas à sua realidade, ou seja, através de suas experiências descobrir caminhos coletivos.


 Esperamos que gostem dos materiais postados e bom labor...


O Programa Agrinho disponibiliza na internet, uma síntese em power point sobre a metodologia de pesquisa. Para saber clik no link: Pedagogia da Pesquisa



SUPORTE PARA DESENVOLVIMENTO E COMPREENSÃO DO PAPEL DA HORTA NA ESCOLA:

  • Caderno 1 - A Horta Escolar Dinamizando o Currículo da Escola (contendo sugestões de atividades)
  • Caderno2 - Orientações para Implantação e Implementação da Horta Escolar
  • Caderno 3 - Alimentação e Nutrição: Caminhos para uma Vida Saudável


O material sobre como montar a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola: COM-VIDA  e ainda como subsídio para estruturar a Agenda 21 da escola seguem postadas As Cartas de Responsabilidades: Nacional e Estadual.

III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente: Vamos Cuidar do Brasil.
Carta das Responsabilidades para o Enfrentamento das Mudanças Ambientais Globais.

      Somos jovens estudantes de diferentes regiões do Brasil na III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Pequenos guerreiros da paz com o mesmo propósito e o mesmo desejo: cuidar do Brasil, mobilizando a população brasileira sobre as mudanças ambientais globais.
Reconhecemos o panorama ambiental nacional e nos comprometemos a lutar e defender o meio ambiente, não apenas buscando o conhecimento e o entendimento, mas também realizando ações para minimizar os problemas causadores de impactos ambientais.
     Para isso, junto com milhares de escolas e comunidades em todo o país, assumimos as seguintes responsabilidades:

1. Preservaremos as nascentes e margens dos rios, protegendo as matas ciliares existentes erecuperando as que estão degradadas.
2. Praticaremos e promoveremos os 5”R”: refletiremos sobre os processos de produção desde a matéria prima até a distribuição e o descarte; recusaremos produtos que causem danos ao meio ambiente e à nossa saúde; reduziremos o consumo e a geração de lixo; reutilizaremos, sempre que possível ereciclaremos, quando necessário.
3. Sensibilizaremos e estimularemos as escolas e comunidades para que economizem energia e utilizem fontes limpas, econômicas, acessíveis e renováveis.
4. Distribuiremos e plantaremos mudas e sementes para arborizar nossas escolas, ruas e comunidades.
5. Diminuiremos o uso de sacolas plásticas e adotaremos as biodegradáveis, reutilizáveis e embalagens retornáveis na nossa comunidade.
6. Junto com a comunidade escolar, denunciaremos as queimadas, as irregularidades do lixo urbano e qualquer ação que degrade o meio ambiente, propondo, quando necessário, ações corretivas aos órgãos competentes.
7. Somaremos esforços e experiências, repensaremos os modos de utilização da água e desenvolveremos novos valores e atitudes sustentáveis no cotidiano.   
8. Mostraremos à comunidade a importância de reduzir os transportes poluentes, incentivaremos e cobraremos o investimento do governo em transporte público ecológico, assim minimizando a
emissão de gases que intensificam o aquecimento global.
9. Disseminaremos conhecimentos para que os estudantes e a comunidade protejam e conservem o planeta, sensibilizando-os sobre as consequências do aquecimento global e sobre as possíveis soluções.

Nós, jovens brasileiros estamos unidos e contribuindo para cuidar do planeta. Esse é o nosso compromisso. Pedimos o total apoio da sociedade brasileira: autoridades, poder público, movimentos sociais, ONGs, escolas e comunidades para que essas responsabilidades sejam cumpridas.

Vamos cuidar do Brasil? Junte-se a nós!

Luziânia/GO, abril de 2009


Deliberações da II Conferência Estadual Infanto – Juvenil pelo Meio Ambiente de Goiás


Por meio dessa singela carta, nós, delegadas e delegados da II Conferência Estadual Infanto – Juvenil pelo Meio Ambiente de Goiás, expressamos nosso sentimento de honra por fazer parte deste processo de aprendizagem. Durante a conferência vivenciamos novas experiências e com isso adquirimos novos conhecimentos.

Agradecemos a todas as instituições presentes no processo de organização e realização da conferência; em especial à Comissão Organizadora Estadual coordenada pela Secretaria Estadual da Educação, através do núcleo de Educação Ambiental. A todas essas e demais pessoas que somaram para realizar esta conferência, nos proporcionando vontade de lutar pela causa ambiental e assim nos garantindo maior visibilidade da situação em que o planeta está.

Durante os três dias em que estivemos nesse ambiente mágico de construção, sentimos o desejo sincero de reflorestar ambientes degradados, utilizar os 5 Rs, criar as COM-VIDAs, reconstruir ambientes naturais em áreas de convivência, sensibilizar a população local de nossos municípios e promover coletas seletivas com destino apropriado. Com determinação e empenho, nós nos comprometemos a criar Coletivos Jovens pelo Meio Ambiente em nossos municípios que ainda não tem e fortalecer outros já existentes com a nossa atuação.

Viemos de lugares variados, tanto em diversidade cultural quanto em situações contraditórias, e estamos retornando com um objetivo construtor e revolucionário:

1- Vamos zelar dos bens naturais e materiais da escola, cuidando do ambiente do qual fazemos parte, diminuindo a produção de lixo e praticando os 5Rs, transformando a escola num espaço ambientalmente saudável.
2- Vamos trabalhar para manter a exuberância do Cerrado, evitando as queimadas, e tornando a nossa escola um espaço de envolvimento da comunidade. 
3- Vamos promover palestras nas escolas para melhorar a qualidade de vida na nossa comunidade, sensibilizando todas as pessoas para a preservação das nascentes e o reflorestamento das áreas degradadas.

4- Vamos motivar as pessoas a compreender a importância da água para sobrevivência de todas as espécies que habitam o planeta, aplicando soluções de modo individual e coletivo para o consumo sustentável da água em nossa comunidade.

5- Vamos assumir nossa responsabilidade de cuidar do ambiente onde vivemos, informando aos agricultores sobre a necessidade de evitar as queimadas, usando métodos adequados de plantio para manter a fertilidade do solo.

6- Vamos utilizar as fontes de energia de modo sustentável e equilibrada em casa, na escola e nos espaços da comunidade, apagando as luzes e desligando os aparelhos que não estão sendo utilizados.

7- Vamos utilizar nossos meios de comunicação para orientar e repassar nossos conhecimentos com o intuito de modificar as ações humanas que ameaçam a biodiversidade: desmatamento, tráfico ilegal de animais, poluição ambiental, ocupação de grandes áreas florestais, uso excessivo de recursos naturais, desperdício de água e uso exagerado de agrotóxicos.

8- Vamos assumir uma atitude que promova uma sociedade justa e equilibrada que valorize a vida no Cerrado.

Vamos juntos com a juventude de Goiás, firmar todos nós que amamos o Cerrado, os compromissos aqui declarados!
Delegados e delegadas da II CEIJMA